#0225 - deus está morto.


Quantas donzelas esperam para serem salvas assim, ainda hoje, né? Feliz delas que ainda creem.

Quando o filósofo alemão Friedrich Nietzsche escreveu sua célebre frase "deus está morto" e reforça que "nós fomos os assassinos" diferente do que possa parecer, estudando a sua obra, entendi apenas que ele culpa a sociedade de sua época de por a ciência e a razão no lugar de categorias metafísicas existencialistas que nos permitem acreditar sem provas, esperar o desconhecido, sonhar sem compromisso.

Muita gente que embarcou nessa, se matou, enlouqueceu, entramos no período mais negro da filosofia, Os Pessimistas e como o próprio filósofo versou em seu (creio) mais famoso texto do  Assim falava Zaratustra, "|...|A grandiosidade deste ato não será demasiada para nós |...|? ".
Ele pede que os filósofos arrumem a bagunça, ponham ordem na casa e elaborem novas categorias, novos paradigmas para devolver exatamente essa capacidade de crer sem se alienar, mas sair no niilismo, um termo usado para expressar uma "Vontade de Nada".


Essa introdução é para alertar que hoje, segundo a ONU é o dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.


Perdi alguns amigos e colegas assim e não estive próximo o suficiente para entender exatamente o que se passou com eles, mas com alguns, pude identificar um transtorno que só faltava um empurrão para romper o limiar que leva uma pessoa a tentar contra a própria vida, que é a esperança.


Cara, não importa como as coisas estavam e por mais que eu acredite na lei de Murphy "Nada é tão ruim que não possa ficar pior", sou obrigado a reconhecer e tenho exemplos práticos disso, que a vida é uma montanha-russa e em algum momento o que tá ruim passa e voltarão acontecer coisas boas... Você não é obrigado a acreditar em mim, apenas se dê uma chance e espere, aguarde com fé em algo que lhe conforte e o mais importante tenha esperança e nunca perca isso, ok? Esperança é sua, não paga nada para ter e usar, não ocupa espaço nem te cobra nada além de tempo.


A título de curiosidade, a donzela solitária na lua é Ch'ang-O Deusa da mitologia chinesa que representa a Lua. Para taoístas, hoje é dia dela também e por essas e outras, que a primeira incursão dos chineses à lua recebeu o nome dessa deusa que povoa vários mitos chineses e nossa deusa nessa importante tirinha.