#0258 - Pedágio Alternativo.


Cara,

Achei simplesmente fantástico assistir pela TV as passeatas em algumas cidades brasileiras a passeata contra a corrupção e só lamentei não ter notado essa movimentação e nem ter me dado conta se aconteceu na minha cidade e em tantas outras. Acho que um feito desse era para ter alcance nacional deixando claro o descontentamento com o que considero a maior praga de nosso país.

Só acho importante lembrar que corrupção não é próprio dos políticos, me parece um traço cultural arraigado em nossa cultura e que para o bem geral de todos, merece ser expurgado de nossas vidas.

O toco do guarda para não levar multa até o célebre "você sabe com quem está falando" são formas de corrupção também além de um monte de traços que deixam claro o desvio de caráter.
E é ilusão pensar que existe corrupção mais danosa e menos danosa, afinal, político é gente do povo elegido pelo povo, e como povo, ele apenas levou os costumes de sua vida pessoal para a vida profissional, a única diferença é que o dano dele atinge mais pessoas, o que não faz do evento mais ou menos danoso, apenas o coletivo é mais forte que o indivíduo.

Torço, torço muito mesmo para que ignoremos a "lei de Gerson" ou "lei da vantagem" e todos comecem a fazer o que é certo e direito exatos como uma calculadora. Nossas leis são boas, nosso ordenamento jurídico funciona, mas o povo precisa estar à altura dela e isso vem com civilidade, traços mais fortes de humanidade.

Essa forma de pensar, bane definitivamente o "jeitinho" e a corrupção de nossa vida.
Transparência é o ponto na gestão pública. Da mesma forma que todo mundo dá pitaco no trabalho do técnico da seleção brasileira de futebol, devemos ver as contas públicas, os gastos públicos e denunciar no ato, com provas de preferência de alguma armação e ou jogada.

Seria muito efetivo um engenheiro com know how ver a estimativa de custo de uma obra pública e saber que pode ficar mais barato. Um dono de armazém olhar essas contas e saber que seus tijolos, areia e cimento chegariam mais barato para obra pública mostrando um superfaturamento aí, seria genial um delegado ter que prestar conta de quanto recebe e quanto e com o que gasta na delegacia, para que o povo possa lutar por mais verba para a delegacia ou que identifique uma fraude.

Não faz sentido algum um país recolher 1 trilhão em impostos até a publicação dessa tira e faltar grana.
Tem muita gente sim, desperdiçando dinheiro, colocando nas cuecas, torrando com corrupção ativa e passiva, fraudando notas, obras, licitações, superfaturando projetos para o governo, que são públicos, logo, deveria atender esse idiota também.

Porque além do Ficha Limpa, não cobramos que todos os políticos fossem obrigados a serem atendidos em hospitais da rede pública? Porque não obriga-los a por seus filhos em colégios públicos? Porque não obriga-los a andar de ônibus e metrô? E pagando! Ganham bem demais para mendigar ajuda de custo e tudo o mais. Alguns políticos em brasília já deram o exemplo que é possível funcionar muito bem e com mais eficácia gastando menos, custando menos. Porque antes de chegarmos a uma crise como as que explodem no velho mundo, não começamos a cortar e enxugar nossos gastos a partir de agora?

Xô corruptos! Deixem nosso belo país em paz! Mas não é mágica. Vamos pensar diferente e deixar velhos hábitos para trás e evoluir a mentalidade, gente.