#0223 - Ensinar é uma arte...


... para poucos! E com certeza não é para porco.

Ao mesmo tempo que o ofício requer uma coragem para exposição digna de ator de teatro fazendo monólogo, cantor se apresentando só voz e violão tipo João Gilberto, requer a dose extra de coragem por saber se de seu público, sua audiência, o seu tão valioso conteúdo, se faz interessante para menos da metade do público.

Com fórmulas medievais típicos da escolástica, o professor se esforça e força a barra algumas vezes (graças a uma tradição medieval em nossa cultura) para captar atenção e manter o clima saudável para o aprendizado em sala de aula e assim, passar o conteúdo que virá a preparar o aluno para o vestibular ou para ficar bonito, para a vida...

Tudo isso é só para dizer que hoje é o Dia Internacional da Alfabetização.

No Brasil há uma redução nos números de analfabetos... mas um aumento na taxa de analfabetos funcionais, que são aqueles capazes de ler, mas que não detêm uma informação clara e precisa do que leu. Esse problema gera transtorno no colégio, na faculdade, no chat ou e-mails na internet e no trabalho, uma vez que a linguagem escrita ainda é muito usada, mas a capacidade de gente propícia a entender é cada vez menor.